Se a sua empresa tem um site onde publica conteúdos, certamente você já ouviu falar do SEO (Search Engine Optmization). Se nunca ouviu, saiba que investir em um bom SEO é primordial para se posicionar bem nos mecanismos de busca, especialmente o Google. Mas você sabe o que é SEO?

Em português, este termo significa Otimização para Mecanismos de Buscas. Por meio desse conjunto de técnicas, os motores de busca determinam o posicionamento de determinado link entre os melhores resultados orgânicos.

Quando pesquisamos determinado termo no Google, por exemplo, os resultados que aparecem em primeiro lugar são aqueles que estão bem ranqueados conforme as determinações do Google. Mais abaixo, abordaremos alguns desses fatores de ranqueamento.

SEO: antes de tudo, entenda os motores de busca

Pense no tanto de links que são publicados diariamente na Internet, fora os que já foram publicados ao longo dos anos.

São muitos links que necessitam ser identificados, indexados e ranqueados pelos motores de busca, que elencam alguns fatores para isso.

Os mecanismos de buscas utilizam algoritmos para classificar as páginas, determinando a relevância de cada uma delas conforme determinado termo de consulta.

Os robôs dos motores de busca estão sempre em funcionamento, para encontrar e organizar todos os conteúdos presentes na internet.

O Google, por exemplo, segue três passos para determinar a relevância das páginas:

Rastreamento

É o processo em que o robô do Google, o chamado Googlebot, identifica as novas páginas, para enviá-las ao próximo processo, de indexação.

Neste processo são utilizados algoritmos que determinam a priorização das páginas e a frequência de indexação.

Indexação

Este processo é um dos mais importantes, pois é quando o Googlebot identifica todas as novas páginas, bem como aquelas que foram alteradas, para incluí-las em seu índice.

O índice do Google e outros sites funcionam como uma grande biblioteca de conteúdos da internet. São indexadas informações como o conteúdo do site, data de publicação, título, descrição, região, dados estruturados, dentre outros.

A indexação também leva em consideração o tempo de carregamento das páginas e as principais palavras-chave.

Ranqueamento

Agora que as páginas estão no índice do Google, chega a hora de ranqueá-las conforme cada termo de busca.

Para isso, são analisados mais de 200 fatores de ranqueamento, determinando quais são as páginas que aparecerão em primeiro quando o usuário buscar determinado termo.

Quais os principais fatores de SEO?

Como dito acima, existem mais de 200 fatores de ranqueamento. Em resumo, é preciso separar os fatores em on page e off page.

On Page

Aqui, entram todos os fatores de ranqueamento que estão presentes nas próprias páginas. O SEO, nesses casos, visa otimizar elementos como:

  • Conteúdo
  • Título e Meta descrição
  • URLs
  • Heading Tags
  • Imagens
Off page

São os elementos de fora da página, que definem se uma página é uma referência em determinado assunto. Basicamente, essa técnica consiste em otimizar a autoridade do seu site com foco na aquisição de backlinks.

Backlinks são links posicionados estrategicamente em um texto e podem ser tanto internos, ligando suas próprias páginas, como externos, trazendo o leitor de uma página de outro site ou blog.

Se a página recebe muitos visitantes de buscas diretas pelo nome da marca ou então ganha backlinks de site externos com autoridade, mais autoridade a página também ganha.

Passo a passo

Abaixo, nós vamos dar um passo a passo bem simples de como otimizar os fatores on page para SEO:

Palavra-chave para SEO

Sempre que for produzir um novo texto, é primordial elencar qual será a palavra-chave desse conteúdo.

É importante definir a relevância, popularidade e intenção de pesquisa dessa palavra-chave. Para isso, é válido utilizar o Google Keywords Planner.

Como utilizar a palavra-chave

Em primeiro lugar, utilize-a de maneira natural, sem exagero, no corpo do texto, no primeiro parágrafo (em especial em negrito), no título de SEO, na URL, no nome e no texto alternativo das imagens e em pelo menos um subtítulo.

Mas não é apenas isso: o Google também avalia a qualidade do conteúdo, a legibilidade do texto, as variações da palavra-chave e a resposta para o usuário.

No título SEO

Sabe aquele título que aparece em um link quando pesquisamos no Google? Este é o título SEO.

Além dele ser chamativo e objetivo, ele deve conter a palavra-chave (se possível, mais a esquerda, sempre de forma natural). Seu tamanho deve ser entre 50 e 60 caracteres. 

Já o título interno pode ser um pouco maior, mas também precisa conter a palavra-chave e ser chamativo.

Meta-descrição

Abaixo do título SEO, vem a meta-descrição, aquele textinho que explica um pouco mais sobre o link. Esse texto deve ser atrativo, com uma média de 130 caracteres e a palavra-chave entre as palavras. O ideal é que tenha uma call to action (chamada para ação).

URL

A URL deve ser legível para usuários e mecanismos de buscas, contendo a palavra-chave e hifens no lugar do espaço entre cada palavra.

Imagens

As imagens devem sempre refletir o assunto do post ou ter fins ilustrativos. Devem, ainda, ter um tamanho reduzido para não prejudicar o tempo de carregamento da página.

O nome do arquivo deve explicar do que se trata a imagem, em poucas palavras, para que o Google possa ler qual o conteúdo da foto.

O texto alternativo, também chamado de atributo ALT, serve para descrever o conteúdo das imagens na internet e é o fator mais importante de ranqueamento do Google Imagens. Além disso, ele auxilia pessoas com deficiência visual que usam leitores de tela.

Por meio do texto alternativo, você vai explicar do que se trata a imagem com até 7 palavras, enquanto que o título é um pouco mais resumido que isso.

Heading tags

Por fim, as heading tags servem para estruturar bem as seções de conteúdo dentro do artigo. Trata-se do título (H1) e subtítulos (do H2 ao H6). Ou seja, o H1 é o mais importante e o H6 o menos importante.

Conclusão

Como abordado ao longo do texto, é essencial que os sites publiquem sempre conteúdos otimizados, tanto para a melhor experiência do leitor, quanto para um melhor ranqueamento dos motores de busca. Se você deseja mais cliques no site da sua empresa, não tem como fugir do SEO!

Esperamos que tenham gostado do artigo. Confira mais conteúdos aqui.

Acompanhe-nos também nas redes sociais, como o Facebook, o Instagram e o LinkedIn, para conferir mais dicas sobre comunicação, marketing, produção de conteúdo e correlatos.

Deixe um comentário