Se você chegou até aqui, certamente tem se questionado sobre a importância do blog corporativo dentro de uma estratégia de marketing bem construída.

Antes de mais nada, é importante esclarecer que um blog pode trazer bons resultados para qualquer negócio, independente do tamanho ou da área de atuação. Basta definir seu objetivo dentro do plano de comunicação, construir uma linha editorial bem definida, que atenda aos anseios do público-alvo e, claro, garantir que as pessoas cheguem até ele por meio de técnicas de SEO e tráfego (orgânico e/ou pago).

Não por acaso, o blog é essencial para uma estratégia consistente de marketing de conteúdo. Ele auxilia a empresa a entregar valor, criar pontos de conexão, estabelecer um relacionamento e educar o público. Essa é uma das maneiras mais sólidas de construir a reputação e a autoridade de uma marca ou profissional.

Neste artigo, vamos abordar como o blog pode ser utilizado de maneira efetiva no universo corporativo.

Entregue conteúdo no blog corporativo e gere valor para a marca

Foi-se o tempo em que os consumidores compravam apenas um produto ou serviço. Hoje em dia, a experiência durante toda a jornada de compra é decisiva para conquistar o cliente e converter a venda. Mas não é só isso: os valores da marca, como ela se posiciona e se relaciona também ganham cada vez mais relevância.

Ficou surpreso? Pois saiba que essa é uma tendência que vem ganhando corpo nos últimos anos e ficou ainda mais evidente durante a pandemia de Covid-19. Uma pesquisa divulgada consultoria internacional Kantar, por exemplo, revelou que transparência e posicionamento estão no topo da lista do que os clientes esperam das empresas neste momento.

Durante a pesquisa, 25% dos clientes indicaram esperar que a marca seja exemplo para a mudança. Na mesma pesquisa, outros 21% afirmaram valorizar praticidade e ajuda no dia a dia, enquanto 20% garantiram almejar que as marcas atacassem a crise e mostrassem como ela pode ser enfrentada. Uma outra parcela de pessoas (18%) contou esperar que o conhecimento seja usado para informar a todos. Acesse o estudo aqui.

Em meio a este cenário, manter um blog corporativo bem estruturado e alinhado com os valores da empresa se mostra ainda mais relevante.

Tenha um bom planejamento

Mas antes de começar a escrever artigos e alimentar um blog corporativo, é preciso entender que sem um bom planejamento, seguindo os valores e o posicionamento da marca, a ferramenta não será efetiva.

Para ajudar a empresa a construir seu posicionamento digital, gerar credibilidade, ganhar autoridade e reputação, o conteúdo precisa ser cuidado em cada detalhe. A começar por entender quais são as personas que devem ser impactadas, suas dores e seus desejos, assim como a jornada que ela percorre não apenas para efetuar uma compra, mas também no momento de consumir informação.

Tenha em mente que sem conhecer para quem você vai escrever será praticamente impossível atingir os objetivos esperados. A partir da jornada da persona são definidos os temas das pautas, o enfoque de cada uma, o tom de voz e até mesmo as imagens e demais recursos gráficos que irão completar as informações compartilhadas.

Crie autoridade e venda mais

Ao escrever com propriedade sobre temas relativos ao mercado em que sua empresa está inserida, é inevitável que se ative o gatilho da autoridade.  Ao demostrar conhecimento, a marca passa a ser vista como referência, aumentando a percepção de valor e credibilidade em torno dela. A consequência, ainda que não seja assim tão imediata, é vender mais e fechar bons negócios.  

Mostre as conquistas e os diferenciais

Nem só de conteúdo especializado vive um blog corporativo. Essa ferramenta pode (e deve!) ser utilizada para registrar as conquistas e diferencias da sua empresa que precisam ser compartilhados, agregando ainda mais valor à marca. Prêmios, investimentos, inovações, eventos… com informações relevantes e uma boa redação, o impacto nos leitores certamente será positivo.

Apareça no Google

Blogs corporativos são também uma excelente estratégia para aqueles que desejam melhorar o posicionamento orgânico no Google. Isso porque, ao publicar conteúdos originais e com as palavras-chave principais do seu negócio, sua empresa terá mais páginas indexadas no buscador. E quanto mais relevante for o material, mais destaque ele terá ao longo do tempo.

Não se esqueça do SEO

E se a ideia é ser encontrado no Google, seu planejamento de conteúdo precisa considerar o SEO (search engine optimization ou, em bom português, otimização para mecanismos de busca). Se você não tiver isso em mente, provavelmente o blogpost, ainda que muito bem escrito e recheado de boas informações, será lido por pouquíssimas pessoas.

De forma geral, os buscadores levam em consideração a palavra-chave e sua densidade. Mas essa é apenas uma das técnicas! São valorizados textos com boa legibilidade, originais e que efetivamente agreguem valor aos leitores.

Não se esqueça de utilizar links internos que tenham relação com aquele conteúdo. Afinal, quanto mais tempo os internautas passarem no seu blog mais relevância ele terá para os mecanismos de busca.

Para finalizar, vale uma atenção especial para as Tags de SEO, que reforçam a palavra-chave definida e otimizam o blogpost. São elas:

  • Meta title: É o título que aparece no Google quando você realiza uma pesquisa e por isso precisa trazer a palavra-chave exata.
  • Meta description: É a descrição curta que, em algumas pesquisas, aparece no buscador logo abaixo do meta title. Não afeta o rankeamento, mas certamente é essencial para ganhar mais cliques dos usuários.
  • Imagens: além de tornar o blogpost mais atrativo, você deve utilizá-las para incluir a palavra-chave.

Vamos começar?

Agora que você já conhece os benefícios de um Blog Corporativo dentro da estratégia de marketing e comunicação de uma empresa, que tal começar a estruturar o conteúdo da sua marca?

Lembre-se que é preciso qualidade e consistência para ganhar relevância e construir a autoridade. Nossa equipe está pronta para te auxiliar nossa jornada!

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