Uma coisa é fato: a partir do momento em que o marketing digital passou a ser ferramenta essencial para quem usa redes sociais como forma de negócio, perfis com um número significativo de seguidores, com um bom engajamento e que desempenham um papel de influência, ficaram em alta.

Isso porque estes perfis conquistam a confiança do público e, consequentemente, exercem um poder na decisão de compra de quem os segue. Por isso, os profissionais do setor de marketing passaram a entender este nicho como um potencial para ações de relacionamento e até mesmo publicitárias, colocando os influenciadores como verdadeiros garotos propagandas de muitas marcas.

Mas o que é o Marketing de Influência?

O Marketing de Influência é uma estratégia do marketing digital que envolve ações focadas em pessoas que exercem influência sobre potenciais clientes da uma marca. Isso partindo do princípio que esse influenciador possui uma audiência engajada e realmente é capaz de estabelecer uma relação de confiança com seu público.

Essa é uma estratégia que vem se popularizando nos últimos anos, mas não chega a ser nenhuma novidade. Tanto que, ainda em 2016, o Huffington Post publicou um artigo sobre o tema, pontuando que esses produtores de conteúdo têm a capacidade de causar um grande efeito na imagem da marca.

Portanto, ao incluir os influenciadores digitais nas estratégias de divulgação da sua marca, haverá um impacto positivo na sua estratégia de marketing digital, posicionamento, imagem e consequentemente nas vendas. Mas, é claro, para que isso aconteça você precisa escolher os produtores de conteúdo que mais se identificam com a sua marca e os valores da sua empresa.

Estratégia de Marketing de Influência

Já adiantamos que para selecionar o influenciador que vai representar sua marca, é preciso analisar o alinhamento com os valores da empresa. Aliás, ele pode estar inclusive dentro da sua empresa ou inclusive ser você! Sim, porque ele não precisa necessariamente ser um artista ou uma celebridade da internet.

Porém, tem que fazer sentido para sua divulgação, para o que você quer apresentar ao público. Então a primeira etapa é mapear os influenciadores do seu segmento. Quem faz a cabeça dos consumidores da sua marca e quais os conteúdos os seus clientes seguem?

Enquanto faz essa análise, pense qual é o real objetivo da campanha de Marketing de Influência e já deixe indicada qual a verba disponibilizada para a ação. O número de seguidores faz a diferença, mas é essencial que a interação e o engajamento estejam ativos. Não adianta conversar com um público grande e ele não parecer se interessar muito pelo que você posta.

É importante lembrar que números nem sempre refletem na qualidade. Um microinfluenciador pode estar muito mais atrelado à sua marca por ter um nicho bem definido, por exemplo, do que as celebridades. Isso se aplica às campanhas de marketing de influência B2B, por exemplo. O importante é que toda e qualquer ação precisa estar conectada à realidade daquele influenciador.

Dicas para a sua estratégia

Agora, trazemos algumas dicas para te ajudar a estruturar com ações de  Marketing de Influência com foco em resultados:

Criatividade

Antes de mais nada, as mensagens devem ser reais e verdadeiras. É isso que o público espera. Ser criativo faz parte do processo e deve ser pensado sem medo! Ouse, sem inseguranças. Mas lembre-se: tudo sempre alinhado com o tom de voz da sua marca e os valores da empresa.  

Diálogo

A sua campanha de Marketing de Influência pode envolver um ou mais influenciadores, mas a ação envolve muito mais que isso. Se for com apenas um, a dica é usar outros canais para aumentar o alcance da sua ação. Se for com mais, que eles tenham um diálogo para comunicar a mensagem valorizando da mesma forma a campanha.

Contratação

Se não utilizar uma agência para a intermediação da contratação do influenciar, não se esqueça que é um mercado em ascensão, mas ainda novo. Alguns influenciadores, os menores principalmente, não têm empresa aberta e, portanto, terá de contratar como pessoa física.

Quantidade de seguidores

Todavia, não dá para realizar uma ação de Marketing de Influência se os custos forem maiores que os resultados. Portanto, ser assertivo é essencial neste momento. Os números de seguidores nem sempre são sinônimo de qualidade. É importantíssimo que o alcance e o engajamento daquela conta sejam altos.

Localização

Às vezes, pode ser que o influenciador se comunique com um nicho específico, com uma localidade determinada. Antes de fazer a ação, confirme quais as principais cidades de seus seguidores para entender se anunciar com ele faz sentido realmente.

Analise o perfil

Veja se os perfis que você está considerando para a campanha não se envolvem com polêmicas que possam manchar a imagem do seu negócio. E se o comportamento dele não estiver de acordo com seus valores, o melhor a fazer é encerrar o contrato. Aqui a dica de ouro é analisar os últimos seis meses de conteúdo daquele perfil, e inclusive fazer uma busca sobre o influenciador nos sites de pesquisa.

Valores

Deixe claro na comunicação com o influenciador que aquela campanha é uma propaganda. Aliás, a publicidade velada pode ser punida pelo CONAR (Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária). Então garanta que as hashtags #ad ou #publi sejam utilizadas no texto, story e qualquer outra divulgação.

Vamos medir?

Analise todo o conjunto da campanha, desde a seleção do influenciador até a finalização do contrato. Números importam, mas não se esqueça da entrega de qualidade e que esteja de acordo com a mensagem que você quer passar.

E atenção: o influenciador não vai fazer vendas por você, ele vai colocar sua marca em evidência.

Se os resultados das publicações não atenderem às expectativas ou ao nível criativo esperado, converse com o responsável pelo perfil antes mesmo de terminar o contrato. 

Defina os aspectos relevantes da sua marca e do seu posicionamento para esta análise final:

  • Seus objetivos
  • Tipo da campanha planejada
  • Destacar um novo produto
  • É uma ação de branding
  • Ou é uma ação de vendas
  • Uma campanha para ser top of mind da sua categoria
  • A marca realmente está presente em seu dia a dia

O relatório final deve mostrar se estes objetivos foram alcançados e trazer insights para entender melhor a ação que foi feita e levar de aprendizado para a próxima.

Aqui na MR Comunicação temos o planejamento, know how e podemos ajudar sua empresa a conversar com os influenciadores de diversos segmentos. Confira nosso trabalho no site http://mrcomunica.com.br/ .

Quer saber se essa estratégia pode funcionar efetivamente para a sua empresa? Entre em contato com a gente!