Para entender por que contratar uma assessoria de imprensa, temos que explicar antes o que ela faz. O objetivo da assessoria de imprensa é manter o relacionamento de qualquer tipo de organização (empresa, profissional) com a imprensa (rádio, TV, online, impresso). Isso tudo por meio de publicações de conteúdos editoriais.

Portanto, se a ideia da sua empresa ou instituição é ter um profissional qualificado para cuidar desse braço da comunicação, é importante você entender quais vantagens a assessoria de imprensa pode agregar à sua marca.

Funções da assessoria de imprensa:

Com o objetivo de fortalecer a imagem da empresa e ampliar sua visibilidade, a assessoria de imprensa desempenha diversas funções dentro de uma meta principal. Abaixo, vamos listar algumas delas:

  • Estabelecer uma boa relação de confiança com os meios de comunicação, tornando o cliente uma fonte de informação respeitada e requisitada;
  • Pontuar claramente ao cliente que nem todas as notícias internas da instituição são, necessariamente, de interesse da imprensa;
  • Desenvolver uma estratégia de assessoria de imprensa de acordo com os públicos-alvo e objetivos a serem alcançados;
  • Elaborar um planejamento de temas, pautas e eventos para divulgação do assessorado aos jornalistas, de acordo a estratégia anteriormente estabelecida;
  • Manter no radar um clipping de mídia com notícias sobre o assessorado ou que seja de interesse dele. Isso inclui notícias sobre economia, mundo, cidade, concorrência;
  • Preparar o assessorado para estar bem diante de um jornalista, conhecido como media training (vamos falar mais sobre ele aqui neste artigo);
  • Preparar textos em formato de release, artigos, notas, agendar entrevistas, produzir press-kit;
  • Acompanhar as entrevistas do cliente;
  • Fazer contato com os jornalistas, o follow-up;
  • Apresentar o relatório periodicamente com os resultados conquistados pela assessoria de imprensa.

Como a assessoria de imprensa pode ajudar sua empresa a crescer?

Agora que você já sabe o que é assessoria de imprensa, precisamos dizer que esse trabalho vai muito além! Isso porque, ao conquistar espaço editorial em veículos-chave para sua marca, esse trabalho contribuir para o crescimento e consolidação da imagem da sua empresa.

Sendo assim, a seguir vamos listar alguns pontos importantes que podem fortalecer a imagem da sua organização perante a mídia e ao público.

Autoridade no assunto:

O papel da assessoria de imprensa é tornar o assessorado visível, fazendo com que ele apareça na mídia como fonte em assuntos relevantes. O objetivo é tornar o cliente uma autoridade no assunto que ele domina, mostrando sua competência, sua capacidade e sua articulação quando o tema é tratado.

Mídia Espontânea:

O assessor de imprensa tem, por meio de seus contatos com a mídia, auxiliar nas pautas dos veículos com informações, porta-vozes e dados, de maneira espontânea, ou seja, sem um investimento naquele canal de divulgação. Ao aparecer em matérias assinadas por jornalistas e divulgadas em veículos de comunicação isentos, a marca e o profissional são vistos com credibilidade pelo mercado e pelo público-alvo.

Gerenciamento de crises:

A assessoria de imprensa age de forma estratégica para lidar com o gerenciamento de crise. Por isso, é importante ressaltar aqui que algumas situações são previsíveis. Neste caso, o assessor tem a capacidade de perceber o momento que pode gerar uma desestabilidade empresarial e preparar uma estratégia para minimizar os riscos à imagem.

Em caso de ser necessário um posicionamento junto a mídia, avalia-se quando é indicado o envio de uma nota oficial e quando deve haver o atendimento à imprensa por meio de entrevistas ou, em casos maiores, de uma coletiva. Lembrando que o porta-voz é treinado para atuar diante da mídia, para que possa conduzir a entrevista de forma mais positiva, com menor risco possível de eventuais situações problemáticas.

Media Training:

Outro ponto importante: assessor de imprensa tem a capacitação de treinar os representantes da empresa para lidar com futuras entrevistas. Falamos aqui não apenas de posicionamentos em momento de crise, mas de entrevistas sobre temas diversos e positivos.

Portanto, media training tem por objetivo principal preparar porta-vozes para encarar os jornalistas. Isso também para eventos ou até mesmo em encontros pessoais. Afinal, para se pronunciar com precisão é necessário ter conhecimentos técnicos, a fim de eliminar qualquer espaço para margem de interpretações por parte da mídia.

Do mesmo modo, sem o preparo adequado, uma entrevista que parecia positiva pode se transformar em um grande risco para a marca e o profissional quando alguma informação indevida é transmitida ou colocada sem clareza pelo porta-voz.

E quais as principais ferramentas o assessor de imprensa utiliza para comunicar?

Antes de mais nada, o assessor de imprensa identifica quais as necessidades do assessorado e avalia de forma jornalística quais informações poderão despertar interesse público. Para isso, a assessoria de imprensa utiliza de algumas ferramentas como:

Press release:

Este texto é produzido como uma notícia, para informar a mídia sobre o acontecimento da instituição. Pode ser relacionado a produto, serviço, novidades, eventos, etc;

Press Kit

São kits enviados aos jornalistas para ajudar na divulgação de um produto novo ou uma ação da empresa. Neste kit pode conter cadernos, canetas, blocos de anotação, uma amostra do produto lançado, brindes personalizados, entre outras ideias. Reforça de madeira positiva o relacionamento.

Press-trip

Fortalece o relacionamento da empresa com imprensa e influenciadores com viagens ou visitas guiadas, sempre fazendo sentido com o que a instituição quer divulgar.

Clipping:

O assessor de imprensa é responsável por monitorar e registrar todo conteúdo divulgado que faça menção ao assessorado. Esta análise deve ser completa e sempre enviada em relatório ao cliente.

Site e redes sociais:

A assessoria de imprensa também pode direcionar o cliente a explorar as matérias mais relevantes em seus canais de comunicação, como site e redes sociais. Em tempos de assessoria de imprensa 4.0, essas e outras ações são essenciais. Em breve falaremos mais sobre este tema por aqui.

Mailing:

A segmentação de todos os contatos de imprensa para os quais o assessor de imprensa vai fazer a divulgação do cliente. Assim, este mailing pode ser uma lista de jornalistas nacionais, regionais, especializados ou divididos por editorias.

Relacionamento com o jornalista:

Enfim, o assessor de imprensa é responsável agendamento de almoço, cafés, reuniões ou encontros do jornalista com o porta-voz da empresa, com o objetivo de fortalecer a relação. Em tempos de Covid-19, estes encontros têm acontecido no ambiente virtual.

Produção e gestão de conteúdo:

A assessoria de imprensa também é responsável por briefings, mensagens-chave, discursos e demais materiais de apoio.

Entrevistas coletivas:

O assessor de imprensa organiza uma reunião estratégica entre o porta-voz da empresa e diversos jornalistas para transmitir informações de interesse público imediato.

Agora que você já entendeu o que é assessoria de imprensa, fica a reflexão: você acredita que sua empresa precisa de um assessor de imprensa? Se a resposta for positiva, entre em contato com a gente!

Esperamos que tenham gostado do artigo. Confira mais conteúdos aqui.

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