Para gerar novas oportunidades durante e após a pandemia de Covid-19, marcas precisam ganhar visibilidade e estabelecer diálogo com clientes

Além dos impactos na saúde da população mundial, a pandemia do novo coronavírus iniciou uma crise econômica sem precedentes. A maioria das empresas está de portas fechadas, sem produzir, sem faturar ou faturando muito pouco. E diante de um cenário tão negativo, a primeira reação é cancelar todas as ações de marketing e comunicação com o público externo. A necessidade de cortar custos agora é tão grande, que parece fazer sentido realmente. Parece… Mas essa decisão pode prejudicar a empresa de maneira irreversível.

Manter o distanciamento social é necessário, mas é preciso entender que as portas fechadas podem abrir espaço para que novas estratégias surjam. Então, não deixe que o momento paralise também o seu futuro. É a hora de ter uma comunicação clara e assertiva com o cliente. Sim, o tempo é de incertezas e não sabemos quando isso vai acabar definitivamente. O que sabemos é que não tem como se recolher e esperar que tudo passe. O momento pede uma nova postura e muita comunicação com os públicos interno e externo. Se sua marca não comunicar, ela pode desaparecer.

Confira 10 dicas de comunicação que podem ajudar o seu negócio neste momento de pandemia:        

  • Aproveite o momento para pensar em estratégias de divulgação. É hora de colocar no papel um plano de mídia organizado e definido, com ideias para conteúdos e campanhas no ambiente digital, incluindo as redes sociais.
  • Seu negócio ainda não está na internet? Essa é a hora! Comece pelo site (responsivo e com técnicas de SEO) e depois vá ampliando sua presença digital pelas redes sociais de forma alinhada e relevante.
  • Já está nas redes sociais, mas não sabe exatamente o que postar? Então volte um pouco e se dedique a conhecer o seu público: quem é ele, quais são suas dores, seus interesses…?
  • Presença digital consolidada? Siga postando conteúdos que valorizem a marca e a aproxime ainda mais do seu cliente. Cuidado com conteúdos aleatórios. Estamos vivendo tempos incertos e é importante ter alguns critérios na criação de conteúdo. Agregue com conteúdo de valor e abra a possibilidade do diálogo.
  • Acompanhe as mudanças de comportamento. Talvez o seu público não será o mesmo após a crise. Ou, então, ele já não se interesse mais pelas mesmas coisas…
  • Estabeleça uma relação personalizada e mostre que os clientes podem confiar e contar com a sua marca. Não tente a venda pura e simples. Agregue valor!
  • O consumidor quer saber o que acontece com sua marca. Um estudo feito pela Kantar, empresa de consultoria do Reino Unido, descobriu que 77% dos entrevistados esperam que as marcas sejam úteis durante a crise do coronavírus. Quais ações positivas sua empresa realizou neste tempo Comunique!
  • Gestão de crise é essencial. Se aconteceu algo errado ou que desagradou algum cliente, a comunicação para retratar a situação é importante para demonstrar o quanto você se importa com as opiniões contributivas. Nãodeixe seu consumidor falando sozinho.
  • Amplie o alcance do seu conteúdo e da sua empresa investindo em Google Ads e Facebook Ads. Os influenciadores também são ótimos meios de divulgação da sua marca.
  • Mostre que você é referência no que você faz. Esteja à disposição da mídia para pautas positivas, com mídia espontânea e lives.

1 Comentário

  • Raphael Vachelli
    Posted 24 de julho de 2020 11:22 am 0Likes

    Adorei as dicas!

Deixe um comentário