11/12/2013
THERMO KING
Investimento em rede de pós-vendas é foco da Thermo King
Média de tempo de atendimento na rede é de duas horas e meia; Mesmo com conscientização, principais problemas são causados pela falta de manutenção preventiva

Em um mercado como o de transportes e logística, cuja rentabilidade tem diminuído ano a ano, alguns itens tornam-se indispensáveis aos transportadores, como velocidade de atendimento, qualificação de mão de obra e manutenção preventiva, que, segundo especialistas, sai em média 30% mais em conta do que a ação corretiva.

Ciente desse cenário, a Thermo King (empresa pertencente ao grupo Ingersoll Rand), líder global em equipamentos para refrigeração no setor de transportes, investe anualmente aproximadamente R$ 1 milhão na rede de pós-venda. Em 2013 a empresa já investiu mais de R$ 800 mil em treinamentos técnicos e comerciais da rede. 

Os resultados do alto investimento são positivos para o cliente, especialmente em relação ao tempo de atendimento, que é de duas horas e meia em casos corriqueiros. Já em situações em que é necessário mais de 24 horas, todo o processo é acompanhado por um supervisor interno da Thermo King e ações são tomadas para reduzir o tempo.

De acordo com Alessandra Salles, Gerente de desenvolvimento de Rede e Aftermarket, o transportador está mais consciente e percebe a importância de manter o equipamento em bom funcionamento. “As unidades de atendimento têm recebido muito mais demandas. Conseguimos verificar esse aumento por meio dos horímetros e históricos”.

Porém, mesmo com a crescente conscientização do transportador em relação à manutenção preventiva, essa continua sendo uma das razões que mais gera demandas urgentes. Outras razões que podem ser citadas são falhas na instalação das unidades que causam vazamento de gás refrigerante e problemas de durabilidade das correias relacionados ao desalinhamento de polias ou falta de tensionamento.

Por meio do Programa de Excelência, que está em seu sexto ano de existência, a Thermo King realiza investimentos e incentivos constantes na rede de pós-venda, buscando tornar a marca reconhecida no mercado como provedora de soluções, oferecendo a melhor assistência técnica e pós-venda, com excelência em serviços e menor custo de operação aos clientes. 

Toda a rede é capacitada por meio do Centro de Treinamento Thermo King, com cursos online e presenciais. Atualmente a formação de um técnico “Master” demanda cerca de um ano, com mais de 600 horas de treinamentos obrigatórios. Além dos ensinamentos técnicos, a empresa oferece anualmente mais de 20 cursos voltados à gestão de vendas, atendimento ao cliente e até mesmo administrativo. Em 2013 a Thermo King ofereceu 4.700 horas de treinamento em cursos presenciais para a rede de Concessionários além de nove cursos à distância por internet.

Já os técnicos passam por uma reciclagem e uma prova presencial para revalidação da certificação a cada três anos. As equipes de supervisores de oficinas e responsáveis técnicos recebem anualmente uma atualização técnica e participam da Convenção de Vendas, oportunidade em que são abordadas as estratégias de marketing e vendas para a rede.

Composição da rede

A Rede Autorizada é composta de três categorias que seguem diferentes critérios de infraestrutura, investimentos e treinamentos. São elas: Concessionário, Serviço Autorizado e Posto de Atendimento.  

Os Concessionários são empresas que respondem pela comercialização de equipamentos nos segmentos de Truck & Trailer e Ar condicionado para ônibus, além de realizar a venda de peças e serviços de manutenção corretiva e preditiva. Efetuam também treinamentos a clientes e oficinas coligadas.

As empresas de Serviços Autorizados são focadas na prestação aos usuários de equipamentos Thermo King e realizam a venda de peças e acessórios.

Já os Postos são empresas dedicadas ao atendimento de serviços.

“É por meio do pós-venda que nossos clientes vivenciam a experiência com nossa marca, é quando atendemos as expectativas criadas. Acreditamos que a segurança e confiança em nossa empresa está alicerçada no trabalho próximo e de parceria entre nossos clientes e a rede”, finaliza Alessandra.

Para mais informações sobre a rede acesse o link www.thermoking.com.br 

Sobre a Thermo King - No Brasil desde 1974, a Thermo King, líder global em equipamentos para refrigeração de transportes, foi pioneira no desenvolvimento de soluções no controle de temperatura para transportes, incluindo unidades de refrigeração para logística de perecíveis e equipamento de ar condicionado para ônibus.

Comprometida com o programa de excelência para assegurar o melhor atendimento aos clientes desde a concretização dos negócios e continuidade no pós-venda, a Thermo King conta com uma ampla rede de Concessionárias que abrange todo o país, além de fornecer programas de treinamento aos técnicos e mecânicos dos clientes.

Sediada em Barueri, região metropolitana de São Paulo, a empresa, que faz parte do grupo Ingersoll Rand, possui uma planta em Araucária (PR), onde todas as operações fabris estão concentradas desde 2010.

Para mais informações acesse o site www.thermoking.com.br 

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