14/11/2013
PACO EDITORIAL
Coleção de educação pretende suprir necessidades dos cursos
Com foco em disseminar o conhecimento, Paco Editorial lança em parceria com a UNINOVE uma série de livros para auxiliar na formação de docentes

Todo o curso de pedagogia em uma única coleção. Essa é a proposta da Coleção “Pedagogia de A a Z”, lançada pela Paco Editorial, especializada em livros acadêmicos, e a UNINOVE. “Decidimos lançar a coleção para atender à lacuna que existia em relação ao material para pedagogia e licenciatura. Pensamos em uma coleção completa”, explica a coordenadora da Paco Editorial, Kátia Ayache.

A coleção reúne doze livros que, além do embasamento teórico, enfocam nas questões da formação de docentes. Uma das organizadoras, Patrícia Bioto, destaca que todos os títulos foram escritos pelos próprios docentes da UNINOVE. “A ideia da coleção nasceu do reconhecido potencial dos professores da graduação em licenciaturas da UNINOVE. Partindo deste ponto buscou-se contribuições de outros autores, igualmente envolvidos e comprometidos com a educação”, diz.

O livro Perspectivas da Alfabetização é o primeiro volume da Coleção “Pedagogia de A a Z”, uma arrojada iniciativa de educadores preocupados com o progresso do ensino nacional. Nesta obra específica, as professoras Nádia Conceição Lauriti e Simone G. S. Molinari reúnem diversos estudos a respeito do processo inicial de aprendizagem em suas distintas dimensões, analisando métodos de alfabetização tradicionais e inovadores. Dessa forma, pretendem desmistificar tal etapa educacional, auxiliando não só os futuros docentes, mas também os discentes.

As outras onze obras que fazem parte da série trazem, ainda, temas como educação inclusiva, a produção de uma grade curricular adequada, gestão pedagógica e outros. “O objetivo principal é atendermos aos estudantes de licenciatura e pedagogia em todo o âmbito da formação. Assim, toda a coleção foi pensada na grade curricular dos alunos e conseguimos atender a toda a demanda”, ressalta Kátia Ayache.

Essa é a segunda coleção da Paco. A primeira é “Escritos Acadêmicos”. O diferencial é que “Pedagogia de A a Z” foi pensada como um pacote fechado, já com um número exato de livros. A editora jundiaiense apresenta, ainda, outros projetos semelhantes. “Temos o projeto da Coleção Sudoeste Paranaense, que já conta com um título. Além disso, temos também a publicação da Série Gestão Profissional, que atende muito bem aos profissionais relacionados com a gerência de cidades e o planejamento administrativo das cidades. 

Sobre a Paco Editorial

A Paco Editorial foi fundada em 2010 e atende uma demanda específica de publicações acadêmicas, provenientes de conclusões de teses, dissertações, ensaios, monografias, conjunto de artigos, dentre outros conteúdos de perfil acadêmico. A missão da editora é auxiliar pesquisadores na disseminação do conhecimento acadêmico, editando e divulgando seus trabalhos. A editora cresce em média 20% ao ano e já publicou quase 400 títulos nas mais diversas áreas do conhecimento, como educação, história, geografia, comunicação, cultura e serviço social.

A editora surgiu para atender uma demanda específica de publicações acadêmicas, provenientes de conclusões de teses, dissertações, ensaios, monografias, conjunto de artigos, dentre outros conteúdos de perfil acadêmico. “Esse nicho tem características bastante específicas, como tiragem pequena, atualizações constantes e um forte trabalho junto a universidades para divulgação das obras publicadas”, detalha Rodrigo Brito, diretor presidente da empresa.

A Paco tem publicações nas mais diversas áreas do conhecimento, como educação, história, geografia, cultura, tecnologia e serviço social. “Nossos autores são de todo o Brasil. Oferecemos aos mestres, doutores e professores a oportunidade de publicar seus trabalhos, independentemente do perfil comercial da obra, sendo a disseminação do conhecimento o valor mais importante”, ressalta Brito.

Mais novidades: ePubs, um mercado em ascensão - Também nesse ano, a editora iniciou a publicação de títulos em plataforma digital (ePub), feito inédito para as editoras acadêmicas. “No nosso caso, o formato digital é muito importante e bem aceito pelo público-alvo, pois facilita a pesquisa acadêmica ao oferecer mais recursos e acesso a um número irrestrito de títulos, sem as barreiras de distribuição do livro impresso”, diz Rodrigo Brito, diretor presidente da Paco Editorial.

O ePub é diferente do PDF ou escaneamento da forma impressa. O livro digital se adapta à tela, do celular, computador ou tablet, automaticamente. Outra vantagem, e talvez a mais importante, é que o pesquisador pode fazer busca nos títulos baixados em seu leitor pelo assunto que está pesquisando, facilitando o encontro de citações que o auxiliarão no trabalho, além de contar com hiperlinks, por exemplo.

Atualmente, a Paco possui 25 títulos digitais, mas que também possuem a forma impressa. O ano deve ser encerrado aos 200 livros digitais. “Também oferecemos ao autor a possibilidade de escolher publicar apenas no formato impresso ou digital, ou mesmo as duas opções juntas. Os ePubs da Paco são vendidos por meio de 25 livrarias eletrônicas e o preço é em média 30% menor se comparado ao impresso”, acrescenta.

Como os autores e leitores não estão concentrados em uma única região, desde o início, a editora mantém uma loja virtual que corresponde a 30% das vendas. Para acessá-la: http://loja.livrariadapaco.com.br/. “Nossos livros também podem ser  encontrados nas principais livrarias do país”, finaliza.

SERVIÇO 

Lançamento Coleção “Pedagogia de A a Z”

12 de novembro de 2013

19 horas 

Livraria Cultura Bourbon Shopping 

Rua Turiassu,2100 - Perdizes - São Paulo/SP

ícone Topo