05/11/2013
THERMO KING
Mercado de trólebus e ônibus elétricos é oportunidade para Thermo King
Parceria com Metra garante alta participação no mercado

De acordo com profissionais do setor de transporte, nos próximos dois anos a Grande São Paulo e Capital Paulista devem ter cerca de 500 ônibus elétricos híbridos e trólebus, pertencentes ao estado e empresas privadas. Segundo a SPTrans, atualmente são 192 trólebus e 48 elétricos híbridos em circulação na região, 25% deles rodando com ar-condicionado.

A Thermo King (empresa pertencente ao grupo Ingersoll Rand), líder global em equipamentos para refrigeração no setor de transportes, única fabricante no Brasil de equipamento de ar-condicionado destinado a este tipo de veículo, fornece, desde o início dos anos 2000, tecnologia de controle de temperatura à Metra, Sistema Metropolitano de Transporte. Atualmente são 61 ônibus circulando com o equipamento, sendo 60 elétricos e um híbrido.

“Uma das premissas da Thermo King é trabalhar com tecnologias que reduzam o impacto ambiental, proporcionando ao cliente e usuários soluções com o menor custo operacional, e esse trabalho com a Metra nos proporciona isso”, afirma Paulo Lane, diretor de marketing da Thermo King para a América Latina. A expectativa da empresa é crescer 15% no mercado de ar-condicionado, incluindo trólebus, durante o próximo ano. “É um mercado em franco crescimento e de grande interesse para a Thermo King, cujo objetivo é oferecer sempre as melhores soluções para o controle eficaz da temperatura”.

A empresa possui em seu portfólio dois modelos de ar-condicionado especialmente para trólebus. O LRT Confort Trolley, que é destinado à aplicação em veículos elétricos de até 15m e o modelo LRT Street II Trolley aplicado em veículos articulados elétricos de até 18m. Com capacidades de 125.000 Btu/h e 202.300 Btu/h respectivamente, ambos os modelos possuem carcaças feitas 100% em alumínio garantindo sua durabilidade por anos, motores elétricos dos ventiladores com durabilidade de 20.000h e são projetados para trabalhar em altas temperaturas ambientes, entre outras características que garantem o baixo custo de operação e o alto rendimento do sistema.

Os equipamentos possuem também versões para veículos comuns (movidos à diesel). Para a aplicação em veículos elétricos, os aparelhos receberam compressores elétricos especiais que utilizam uma tecnologia diferenciada, proporcionando compressão mais eficiente e garantindo o melhor aproveitamento de energia.

Sobre a Thermo King -No Brasil desde 1974, a Thermo King, líder global em equipamentos para refrigeração de transportes, foi pioneira no desenvolvimento de soluções no controle de temperatura para transportes, incluindo unidades de refrigeração para logística de perecíveis e equipamento de ar condicionado para ônibus.

Comprometida com o programa de excelência para assegurar o melhor atendimento aos clientes desde a concretização dos negócios e continuidade no pós-venda, a Thermo King conta com uma ampla rede de Concessionárias que abrange todo o país, além de fornecer programas de treinamento aos técnicos e mecânicos dos clientes.

Sediada em Barueri, região metropolitana de São Paulo, a empresa, que faz parte do grupo Ingersoll Rand, possui uma planta em Araucária (PR), onde todas as operações fabris estão concentradas desde 2010.

Para mais informações acesse o site www.thermoking.com.br 

 

ícone Topo