31/07/2013
PACO EDITORIAL
Autor de Piracicaba lança livro sobre Ecoturismo
Hélio quer resgatar objetivo inicial de promover educação ambiental por meio do setor e não apenas gerar renda às operadoras e comerciantes locais

Brotas, Bonito, Ilha Grande, Pantanal e Amazônia. Destinos para quem aprecia o convívio com a natureza e, teoricamente, defende a preservação da fauna e da flora. No mundo, a prática ecoturística se expande 20% a cada ano e no Brasil, cerca de 10%. Existem no país mais de 250 operadores e agentes especializados na atividade. Porém, quem comercializa ecoturismo nem sempre é tão ecologicamente correto. “Embora o segmento já tenha alcançado 30% de crescimento anual, tal desenvolvimento não parece ser acompanhado por uma crescente preocupação com a prática de uma educação ambiental”, alerta o piracicabano Hélio Hintze, autor do Livro ‘Ecoturismo na cultura do consumo: possibilidade de educação ambiental ou espetáculo?’, publicado pela Paco Editorial.

Em 116 páginas, a obra narra uma crise de valores no ecoturismo e analisa a atividade a partir do ponto de vista educativo ambiental proposto pelo mercado, procurando, assim, ir além da mera discussão entre os possíveis benefícios/malefícios que sua prática possa trazer. “Apesar de ter em sua definição a utilização sustentável do patrimônio natural e cultural, incentivando a conservação e a busca da formação de uma consciência ambientalista, ainda não é isso que percebemos na atuação das operadoras de ecoturismo”, declara.

Para a elaboração do título, Hélio também entrevistou três operadoras, intituladas como ecoturísticas. Segundo o autor, um dos entrevistados admite que atualmente não existe ecoturismo na definição legítima do termo. “Não temos nenhum destino completamente sustentável na prática, na operação e na distribuição de renda”, lamenta. E Hélio acrescenta, “nem se quer na questão educacional”.

O autor é doutorando em Ciências e Mestre em Ecologia Aplicada, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. Além de especialista em ecoturismo, Hélio é professor universitário há mais de 10 anos.

O livro pode ser encontrado na livraria virtual da Paco, loja.livrariadapaco.com.br por R$ 27,90 e nas maiores livrarias do país.

Sobre a Paco Editorial - A Paco Editorial foi fundada em 2010 e atende uma demanda específica de publicações acadêmicas, provenientes de conclusões de teses, dissertações, ensaios, monografias, conjunto de artigos, dentre outros conteúdos de perfil acadêmico. A missão da editora é auxiliar pesquisadores na disseminação do conhecimento acadêmico, editando e divulgando seus trabalhos. A editora cresce em média 20% ao ano e já publicou quase 400 títulos nas mais diversas áreas do conhecimento, como educação, história, geografia, comunicação, cultura e serviço social.

ícone Topo