29/07/2013
MICROQUIMICA
Microquímica participa da FAIR 2013
Empresa apresenta resultados de venda e de aplicação do Vorax®

A Microquímica, empresa brasileira que atua na produção e comercialização de fertilizantes, inoculantes e agroquímicos, participará pela segunda vez da FAIR, feira agropecuária realizada dentro da Festa da Batata, que acontecerá entre os dias 24 e 28 de julho em Vargem Grande do Sul (SP). Na ocasião, a empresa apresentará aos visitantes o Vorax®, fertilizante foliar com ação bioestimulante, lançado ao mercado em junho durante a Hortitec.

“Estamos recebendo muitos pedidos do Vorax® há aproximadamente um mês e o produto tem sido muito bem aceito pelo mercado. O primeiro lote está sendo finalizado e em breve as primeiras entregas terão início”, afirma Flávio Miller, Gerente Distrital da Microquímica.

O produto, que chegou ao mercado após três anos de pesquisas e avaliações realizadas internamente e com órgãos oficiais, foi testado em diversas culturas, dentre elas a batata. Diferentes doses do fertilizante foram aplicadas e a produtividade total média obtida nesse estudo foi superior à média regional, tendo a aplicação da dose de 0,2 mL L-1 apresentado a maior produtividade.

“A batata, quarto alimento mais produzido no mundo, é a hortaliça de maior importância econômica para o Brasil, sendo comercializada quase que exclusivamente na forma in natura. A produção de batata orgânica é uma excelente oportunidade de negócios e um grande desafio aos produtores”, afirma o gerente.

Resultados - O trabalho foi conduzido na área experimental de Olericultura Orgânica da Universidade Federal do Paraná, no Centro de Estações Experimentais do Canguiri (CEEx), localizado no município de Pinhais. O solo é classificado como Latosso vermelho amarelo, de textura média com relevo suave ondulado.

Foi utilizada a cultivar Cristal (EMBRAPA), com tubérculos do Tipo II (60g), com brotação satisfatória. A irrigação foi por aspersão, em frequência e volume dependente do estágio de desenvolvimento da planta e das condições ambientais. A fertilização da área ocorreu de acordo com análise de solo e com a legislação orgânica. Também foram realizadas capinas manuais sempre que necessário.

A maior produtividade foi obtida com a dose de 0,2 mL L-1 do Vorax®, produzindo 42.363 Kg/ha proporcionando um incremento em relação a testemunha ( 36.950 Kg/há) de 5.413 Kg/ha de batata. A produtividade média obtida nesse trabalho foi superior à média estadual e nacional em 2010 com 24.054 e 25.308 kg ha-1 respectivamente. “Sem dúvida desenvolvemos um produto que vai agregar à produção brasileira. A Microquímica tem, em seu DNA, foco no desenvolvimento de produtos que permitam o aumento do potencial produtivo das plantas”, finaliza Miller.

FAIR 2013 – Microquímica

Local: Recinto de Exposições Christiano Dutra do Nascimento – Rodovia João Batista de Souza Andrade, KM 34 – Vargem Grande do Sul (SP) – Estande 41
Data: 24 a 28 de julho
Horário: Diariamente das 19 às 23h
Ingressos: R$ 3,00 ou 1kg de alimento não perecível

Sobre a Microquímica-Fundada em 1976, a Microquímica é uma empresa brasileira, controlada pelo grupo Agroinvest Kayatani S.A., que atua na produção e comercialização de fertilizantes. Sediada em Campinas, interior de São Paulo, a empresa possui duas filiais em Monte Mor (SP) destinadas à fabricação e distribuição de seus produtos.

Com investimentos focados em pesquisa e desenvolvimento, a Microquímica oferece ao mercado produtos como fertilizantes foliares e para tratamento de sementes, inoculantes, adjuvantes e reguladores do crescimento vegetal. A empresa também disponibiliza um sistema exclusivo de interpretação de análise de folhas, o CheckFolha, que fornece um diagnóstico completo sobre a nutrição da planta e recomendações aos agricultores de ações corretivas.

Em busca de um desenvolvimento socioambiental, a Microquímica investe em programas sustentáveis, como o processo de logística reversa, que possibilita a reciclagem de embalagens vazias por meio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), e como o apoio a instituições brasileiras de assistência à criança e ao adolescente, como o Centro Infantil Boldrini e a Fundação Abrinq.

Para mais informações acesse o site www.microquimica.com

ícone Topo