28/05/2013
LABOR EQUIPAMENTOS RODOVIÁRIOS
Labor Equipamentos lança semirreboque Maxiloader Frigorífico
Empresa paulista apresenta equipamento que permite carregar 40 pallets em dois pisos totalmente refrigerados; plataforma móvel facilita o embarque e desembarque

Guarulhos (SP), abril de 2013 – A Labor Equipamentos Rodoviários, fabricante de implementos rodoviários e projetos especiais, localizada em Guarulhos (SP), apresenta o semirreboque Frigorífico. O mais novo integrante da família Maxiloader (carretas de dois pisos), chega para se juntar a Sider, Baú e Julieta.

Seguindo o mesmo conceito dos integrantes da família Maxiloader, o semirreboque de três eixos Frigorífico tem 14.785 mm de comprimento, 2600 mm de largura e 4.350 mm de altura do solo. Com essas dimensões, o equipamento carrega 40 pallets de 1,80m de altura e 800 kg, distribuídos nos dois pisos da carreta (sendo cada andar com 1,90 m de altura), com os dois ambientes totalmente refrigerados.

O novo implemento está equipado também com uma plataforma móvel com capacidade de 1.800 kg,  que alcança  o segundo andar a 2,2 m do solo sem dificuldade para realizar a carga e descarga em plataformas de embarque. “Também desenvolvemos uma pestana móvel na plataforma, que acoplada às docas facilita as operações”, destaca Heberson Cosso, diretor Comercial da Labor.

Por ter o conceito de monobloco com suspensão pneumática, a estabilidade é garantida pelo baixo centro de gravidade e a suspensão a ar possibilita o rodar semelhante ao de um ônibus rodoviário. “A tecnologia desenvolvida com patentes pela Labor no Brasil é a solução para reduzir custos operacionais do transporte, pois cada dois semirreboques Maxiloader substituem três semirreboques convencionais em número de pallets, colaborando inclusive para redução de emissão de CO2 pelo transportador”, ressalta o diretor.

Outra novidade do equipamento é que ele é puxado por um cavalo 8x2, que possibilita um ganho de 5 ton a mais no conjunto. Com isto a capacidade máxima de 40 pallets, que podem pesar na média 800 Kg cada, atende boa parte das mercadorias transportadas.

Operação - a Transcordeiro Ltda, transportadora paulista especializada no transporte de produtos termossensíveis, climatizados, refrigerados e congelados, é a pioneira na utilização da carreta Maxiloader Frigorífica. Esse projeto nasceu com a Labor, que há dois anos procurou um parceiro com expertise não apenas no transporte, mas conhecedor de equipamentos e visão inovadora. Como diz Eduardo Avileis, gerente de Negócios da empresa, “a conclusão desse projeto foi possível com a participação da Scania Brasil, que importou da Suécia a tecnologia do 4º eixo totalmente direcional, gerando maior confiança e segurança ao cavalo mecânico”.

Esse equipamento já opera há sete meses no percurso São Paulo - Vila Velha - São Paulo para uma empresa de alimentos da região, que abraçou o projeto em busca de ganhos ambientais e operacionais. Avileis afirma que esse projeto é um marco no transporte frigorífico, pois consegue consolidar ganhos de produtividade ambientais e de segurança, já que o conjunto tem os mesmos 18,60 m de um convencional. “Como ganho mais expressivo, podemos apontar os 26 mil litros de diesel que anualmente deixam de ser queimados, gerando um saving ambiental de 69.000 Kg de CO²/Ano”, conclui.

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