23/02/2015
MICROQUIMICA
Microquimica apresenta aplicativo de celular para interpretação de análise foliar
CheckFolha® Mobile identifica deficiências de nutrientes no início do ciclo da soja e estimula produtor a analisar as folhas com mais frequência

A Microquimica, empresa brasileira que atua na produção e comercialização de fertilizantes, inoculantes e agroquímicos, lançou o CheckFolha® Mobile, aplicativo disponibilizado de forma gratuita para dispositivos com sistema Android ou IOS.

Com a ferramenta o produtor pode cadastrar os resultados numéricos de laboratório e obter gráficos claros e objetivos que indicam os nutrientes que requerem maior atenção e ações corretivas. O processo, que demandava tempo e dedicação de técnico especializado, será simplificado, realizando comparações com a base de dados da literatura e cruzamentos de análises de áreas com altas produtividades.

Além de facilitar a interpretação o CheckFolha® Mobile apresenta também um relevante diferencial, o modo para análises antecipadas, oriundas de lavouras jovens (com 4 trifólios ou cerca de 20 dias após o plantio). Utilizando o módulo para análises antecipadas é possível detectar com antecedência e corrigir rapidamente problemas nutricionais mais significativos, que pelo método tradicional seriam detectados na pré-florada ou apareceriam a olho nú, quando é praticamente inviável de correção do dano.

O software já era disponibilizado no site da empresa, no entanto a versão mobile representa um importante avanço já que os produtores e técnicos terão a possibilidade de utilizar a ferramenta mesmo estando off-line durante suas atividades na lavoura. Apenas para realização do download e cadastramento inicial, é necessária a conexão com a rede, depois todas as funcionalidades poderão ser utilizadas off-line, facilitando a busca de informações e soluções. 

Para o gerente de marketing da Microquimica, Anderson Nora Ribeiro, a ferramenta também vai estimular os empresários a fazerem a análise foliar com maior frequência. “É importante este incentivo, pois vemos que isso não vem sendo realizado. A prática permite constatar problemas nutricionais com um grau de precisão muito elevado e geralmente antes de haver dano irreversível à produção”. Ele ainda ressalta que a tecnologia móvel e os serviços que resultem em agilidade e organização para os produtores serão cada vez mais importantes para uma tomada de decisão acertada, que permita atingir os tetos produtivos das culturas.

 

Como utilizar o aplicativo

Para utilizar o CheckFolha® Mobile é preciso baixar pelo Google Play ou Apple Store, realizar a instalação no dispositivo móvel e fazer um breve cadastro, para ter acesso a todas as funcionalidades e arquivamento de dados no aplicativo. Após registrar os resultados de uma análise foliar, além de visualizar gráficos e tabelas de fácil entendimento, serão apresentados produtos que podem auxiliar o agricultor na correção dos problemas detectados e informações de contato dos colaboradores da empresa.

 

Sobre a Microquimica

Fundada em 1976, a Microquimica é uma empresa brasileira, controlada pelo grupo Agroinvest Kayatani S.A., que atua na produção e comercialização de fertilizantes. Sediada em Campinas, interior de São Paulo, a empresa possui duas filiais em Monte Mor (SP) destinadas à fabricação e distribuição de seus produtos.

Com investimentos focados em pesquisa e desenvolvimento, a Microquimica oferece ao mercado produtos como fertilizantes foliares e para tratamento de sementes, inoculantes, adjuvantes e reguladores do crescimento vegetal. A empresa também disponibiliza um sistema exclusivo de interpretação de análise de folhas, o CheckFolha®, que fornece um diagnóstico completo sobre a nutrição da planta e recomendações aos agricultores de ações corretivas.

Em busca de um desenvolvimento socioambiental, a Microquimica investe em programas sustentáveis, como o processo de logística reversa, que possibilita a reciclagem de embalagens vazias por meio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), e como o apoio a instituições brasileiras de assistência à criança e ao adolescente, como o Centro Infantil Boldrini e a Fundação Abrinq.

Para mais informações acesse o site www.microquimica.com

ícone Topo