06/02/2015
COOPERCARGA
Coopercarga comemora 25 anos
Da união de pequenos transportadores a um dos maiores e melhores operadores logísticos do país

Com o objetivo primário de fortalecer a atuação de um grupo de transportadores do meio oeste catarinense no mercado e proporcionar benefícios aos associados por meio das compras conjuntas, sob a liderança de Pedro Rogério Garcia (in memorian), no dia 09 de fevereiro de 1990, 143 pequenos empresários do setor apostaram no modelo cooperativo e fundaram a Coopercarga, na cidade de Concórdia (SC). 

As atividades iniciaram com foco no atendimento às agroindústrias da região, muito em virtude das oportunidades que o mercado local oferecia. Mas, logo em seu primeiro ano, estes transportadores perceberam que com sua união, característica própria do cooperativismo, teriam força para ir muito além: vislumbraram novas possibilidades e abriram a primeira filial, na cidade de São Paulo (SP). 

Embora ainda pequena, a Coopercarga já sentia a necessidade de se expandir e diversificar suas atividades. Com isso, em 1992, adquiriu os primeiros permissos para operar no Mercosul, o que representou uma grande conquista. No mesmo ano, como forma de facilitar o acesso a insumos com preços diferenciados aos seus associados, a cooperativa inaugurou seu primeiro posto de combustível – serviço que, mais tarde, viria a incrementar o portfólio de negócios oferecidos ao mercado e ampliar-se para uma atuação com várias unidades a nível nacional. 

Com o passar dos anos, o desejo de se tornar um operador logístico e oferecer ao mercado soluções para o atendimento completo à cadeia de suprimentos fez as estratégias de atuação da Coopercarga mudarem: outros negócios foram incrementados ao rol de serviços apresentados ao mercado. Armazéns foram adquiridos e operações completas de distribuição urbana foram iniciadas, além de projetos logísticos especializados e personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente.

A união de forças e uma gestão profissionalizada foram e são, até hoje, as chaves de sucesso para o desenvolvimento da cooperativa. “A Coopercarga foi criada para buscar a realização do sonho do pequeno transportador em ser grande e conquistar novos mercados. A evolução que conquistamos se deve muito à visão empreendedora e arrojada dos nossos cooperados e lideranças, assim como a todo o esforço e qualificação dos colaboradores que, juntos, deram forma ao ideal visualizado há 25 anos”, afirma Osni Roman, presidente da Coopercarga e um dos cooperados fundadores.

O resultado de tanta persistência, profissionalização e investimentos em capital humano, tecnologias e ferramentas de gestão é o que, hoje, após duas décadas e meia, torna a Coopercarga reconhecida como a 7ª maior e melhor empresa do setor do Brasil. A cooperativa também foi anunciada em 2014 como uma das melhores para se trabalhar em Santa Catarina, de acordo com a Revista Amanhã, e recebeu o Troféu Destaque Responsabilidade Social na premiação organizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Além disso, se destacou no meio cooperativista, onde recebeu o troféu de 1° lugar no Prêmio Cooperativa do Ano, na categoria Cooperativa Cidadã, pela OCB.

“O patamar alcançado após estes 25 anos é motivo de muito orgulho, pois entendemos que a Coopercarga contribui imensamente com a sociedade onde está inserida, com o crescimento do mercado e com a própria realização profissional das pessoas que fazem parte da cooperativa”, finaliza Roman.

Sobre a Coopercarga

Fundada em 1990 em Concórdia, SC, a Coopercarga foi instituída por um grupo de 143 transportadores e tem como base o modelo cooperativo. Oferecendo soluções logísticas integradas, a organização passou a atuar, ao longo dos anos, nos mais diversos negócios e segmentos e, hoje, suas atividades estão concentradas nas operações com o transporte rodoviário de cargas (nacional e internacional), centros de armazenagem, distribuição urbana, operações florestais e off road e postos de combustíveis, além de possuir uma equipe especializada e qualificada na formatação de projetos logísticos que sejam adequados a necessidade de cada cliente.

São mais de 60 unidades localizadas estrategicamente em todo Brasil e Mercosul, uma frota composta de 1,9 mil caminhões com idade média de quatro anos e monitorada 24h por equipamentos de última geração. Entre os mais de 60 clientes, grandes empresas se destacam como Ambev, Fibria, Loreal, BRF, Danone, Unilever, Nestlé, Ceras Johnson, Pepsico e outros. A Coopercarga também está entre as maiores e melhores empresas de transporte do Brasil de acordo com o ranking Exame.

Website: www.coopercarga.com.br

ícone Topo