26/11/2014
THERMO KING
Manutenção Preventiva de Ar-Condicionado em Ônibus Evita Problemas Comuns no Verão
Os cuidados com a manutenção do ar-condicionado nos ônibus devem ser intensificados com a chegada do calor

A manutenção preventiva tem sido amplamente realizada em veículos de passeio antes de qualquer trajeto longo, como uma viagem de férias. É também de grande importância para o transporte coletivo de passageiros a fim de evitar problemas nas viagens e baldeações. Esse processo gera muitos transtornos para os usuários e para a empresa de ônibus a fim de assegurar que cheguem ao destino sem complicações. É necessário que a indústria tenha consciência e realize a revisão de suas frotas não apenas da parte mecânica e elétrica do ônibus, mas também em todos os aspectos que proporcionam conforto e melhoria aos passageiros, como o equipamento de ar-condicionado. No verão o sistema trabalha com sua capacidade máxima e opera durante maior tempo nos trajetos, portanto tem riscos de falhas aumentados.

A manutenção preventiva do equipamento de ar-condicionado dos ônibus urbanos e rodoviários garante um melhor rendimento da solução, aumenta a vida útil, reduz o consumo de combustível e proporciona uma melhoria na qualidade do ar interno do veículo, evitando o surgimento de doenças respiratórias provocadas por ácaros, fungos e bactérias, decorrentes da falta de manutenção e limpeza do equipamento. A manutenção preventiva também minimiza as paradas para ações corretivas emergenciais, o que reduz custos do operador.

Como deve ser realizada

A Thermo King, fabricante de soluções para controle de temperatura no transporte em uma variedade de aplicações móveis é uma marca da Ingersoll Rand, possui um completo plano de manutenções preventivas aplicável a toda sua linha de equipamentos e compartilha dicas para os operadores de rotas urbanas e rodoviárias.

Com o tempo de utilização, os sistemas precisam de ajustes nos componentes, como alinhamento e esticamento das correias. A solução pode, também, requerer troca de filtros e óleos e a substituição de alguns itens. As empresas de transporte de passageiros devem buscar esse tipo de serviço nas unidades autorizadas da rede de concessionárias de seu fornecedor. O cliente Thermo King pode realizar a manutenção preventiva em uma das mais de 30 concessionárias em todo o Brasil.

É fundamental ressaltar a importância de se realizar esse tipo de serviço diretamente na rede autorizada, o que garante mão de obra especializada na marca, além do uso das peças originais, o que aumenta a qualidade do serviço.

“Devido ao uso excessivo do equipamento de ar-condicionado no verão é comum que haja entupimento dos filtros de ar, desgaste excessivo do compressor e das correias, bloqueio de serpentinas e baixo rendimento causado por outros problemas que poderiam ser corrigidos em um programa de manutenção preventiva”, afirma Claudio Biscola, Líder de Vendas Aftermarket Brasil. As principais falhas encontradas são: níveis baixos de gás, correias gastas, frouxas e desalinhadas, nível de óleo do compressor baixo, parafusos frouxos, serpentinas bloqueadas por poeira e outras coisas.

De acordo com Claudio, cada componente tem um tempo estimado de uso e a recomendação é que sempre seja verificada a data de troca. Uma dica para reduzir os custos de operação é realizar a manutenção preventiva durante o inverno, quando há uma demanda mais baixa por veículos com ar-condicionado nas ruas e estradas. “Se não for possível realizar durante o inverno, recomendamos que o operador a faça no verão. O importante é manter o sistema nas melhores condições de uso para evitar problemas mais graves e um prejuízo ainda maior”, finaliza.

Quando se trabalha com o transporte de passageiros a responsabilidade de fornecer sempre as melhores condições de saúde e conforto é extremamente importante. Portanto cabe ao operador providenciar a manutenção prévia do veículo e seus acessórios, a fim de evitar custos maiores e problemas com os usuários. 

# # #

Sobre a Thermo King

No Brasil desde 1974, a Thermo King é pioneira no desenvolvimento de soluções no controle de temperatura para transportes, incluindo unidades de refrigeração para logística de perecíveis e equipamento de ar condicionado para ônibus. Conta com uma ampla rede de Concessionárias que abrange todo o país para assegurar o melhor atendimento aos clientes desde a concretização dos negócios e continuidade no pós-venda.

Sediada em Barueri, região metropolitana de São Paulo, a empresa, que faz parte do grupo Ingersoll Rand, possui uma planta em Araucária (PR), onde todas as operações fabris estão concentradas desde 2010.

Para mais informações acesse o site www.thermoking.com.br

Sobre a Ingersolll Rand

A Ingersoll Rand (NYSE:IR) melhora a qualidade de vida ao criar e proporcionar ambientes,  sustentáveis e eficientes. Nossa equipe e grupo de marcas—incluindo a Club Car®, Ingersoll Rand®, Thermo King® e Trane® — trabalham em conjunto para melhorar a qualidade e o conforto do ar em residências e edifícios, transporte e proteção de alimentos perecíveis e aumentar a produtividade industrial e eficiência. Somo uma empresa global de 12 bilhões de dólares, comprometida com o mundo em progresso sustentável e com resultados duradouros. A Thermo King fundada em 1938 fabrica sistemas de controle de temperatura para transportes para uma variedade de aplicações móveis, incluindo semirreboques, carrocerias de caminhões, ônibus, trens e contêineres de navio. Para mais informações, acesse: www.ingersollrand.com ou www.thermoking.com.br

ícone Topo