12/11/2014
COOPERCARGA
Coopercarga é pioneira em teste de equipamento aerodinâmico
Parceria com JOST Brasil coloca em testes os primeiros difusores de teto do país

A Coopercarga, operadora logística para o Brasil e Mercosul, em parceria com a JOST Brasil, colocou em teste os primeiros difusores de teto do país em duas carretas da frota. Os acessórios aerodinâmicos foram importados da Alemanha e são indicados como complemento para a parte traseira de reboques e semirreboques, gerando mais segurança, conforto ao motorista, economia de combustível e redução das emissões de CO₂ por ser um sistema de redirecionamento do fluxo de ar. 

A tecnologia prevê ainda outras inúmeras vantagens. A expectativa é que o equipamento contribua para uma economia de 3 a 4% no consumo de combustível, redução da turbulência (que gera um efeito de frenagem sobre o veículo), diminuição do efeito spray na parte traseira do semirreboque em dias chuvosos, redução da projeção de neblina e poeira em condições meteorológicas adversas, entre outras.

Dois semirreboques iniciaram os testes, que devem ser concluídos no período de seis meses. Avaliações semelhantes já foram realizadas na Europa e os resultados positivos possibilitaram a comercialização do produto no mercado regional. “Como o cenário brasileiro (estradas e velocidade média) é diferente do europeu, a realização desses testes é fundamental para confirmarmos a eficiência do produto”, afirma Cícero Castagna, Engenheiro de testes da JOST Brasil. Na Europa, a economia apresentada é superior a 1,4L/100km em um caminhão com consumo médio de 2,95 km/L, garantindo a amortização do custo em 4 ou 6 meses.

“A Coopercarga busca continuamente inovações que contribuam para a sustentabilidade da nossa atividade. Utilizamos acessório aerodinâmico nos cavalos há muitos anos e a intenção agora é dispor deste equipamento também nas carretas para aumentar os benefícios. Essa é mais uma ação que complementa a preocupação de nossa cooperativa com o meio ambiente, e também com a busca de ganho na produtividade”, afirma Osni Roman, presidente da operadora logística.

Sobre a Coopercarga - Fundada em 1990 em Concórdia, SC, a Coopercarga foi instituída por um grupo de 143 transportadores e tem como base o modelo cooperativo. Oferecendo soluções logísticas integradas, a organização passou a atuar, ao longo dos anos, nos mais diversos negócios e segmentos e, hoje, suas atividades estão concentradas nas operações com centros de armazenagem, transporte rodoviário de cargas (nacional e internacional), distribuição urbana, operações florestais e off road e postos de combustíveis, além de possuir uma equipe especializada e qualificada na formatação de projetos logísticos que sejam adequados a necessidade de cada cliente.

São mais de 60 unidades localizadas estrategicamente em todo Brasil e Mercosul, uma frota composta de 1,9 mil caminhões com idade média de quatro anos e monitorada 24h por equipamentos de última geração. Entre os clientes, grandes empresas se destacam como Ambev, Loreal, BRF, Danone, Unilever, Nestlé, Ceras Johnson, Pepsico e outros. A Coopercarga também está entre as maiores e melhores empresas de transporte do Brasil de acordo com o ranking Exame.

Website: www.coopercarga.com.br

ícone Topo